Be original. Be Wonderful
CORALINE
Review por: @SERPENTAEFicha Técnica
- Título: Coraline
- Autor(a): @itsleithold
- Fandom: Red Velvet
- Gênero: Drama, Tragédia
- Palavras: 419 (Cap. Único)
- Status: Concluído
- Acesso: Ler Agora
I. Primeira Impressão
Título: Coraline já chama atenção através de referências: a música do Måneskin e o clima mais sombrio que lembra a obra de Neil Gaiman. Embora a história gire em torno de duas gêmeas idênticas cujos caminhos são bem diferentes, o título aponta para a existência silenciosa e dolorosa de uma delas.
Capa: O design meio-a-meio funciona muito bem. As cores quentes de um lado e o preto e branco do outro deixam claro que, apesar de iguais por fora, as personagens carregam mundos bem diferentes por dentro.
Sinopse: É curta e misteriosa no ponto certo. A metáfora não entrega muito, só dá pistas, o que instiga a curiosidade e prepara o leitor para uma surpresa inesperada, caso as tags passem despercebidas.
II. Análise Técnica
Enredo & Plot
A história demonstra a relação entre Line e Lena para abordar temáticas profundas sem precisar rebuscar as palavras. Também não segue uma linha temporal contínua: as quebras é que são o charme do enredo, e isso funciona muito bem. A autora foca em mostrar sentimentos, memórias e o silêncio, intensificando a presença de um trauma que, mesmo tendo sido citado uma única vez, permanece como um obsessor ao influenciar tudo. O mar, a metáfora destaque, toma forma lentamente durante a leitura e então vira um símbolo que mais se encaixa em uma antítese: é medo e perda, mas também grita liberdade.
Escrita & Ritmo
A escrita é poética, intimista e bonita, muito fácil de ler, embora carregada emocionalmente. Seu ritmo é lento, justamente porque é uma história que se deve analisar com calma; nada é narrado ali ao acaso. Várias informações ficam subentendidas na poesia, o que instiga uma leitura mais envolvente para “pescar” o que realmente pode ter acontecido. Além disso, a beleza do contraste entre Line e Lena cobrem o enredo com uma manta de dualidade incrível — vê-se a vida, mas também vê-se a morte.
Personagens
Marlena (Lena) é o lado colorido da dupla, a representante do lado iluminado entre opostos. Lena grita vida: é barulhenta, é enérgica e está cheia de vontade de viver. Por outro lado, há Coraline (Line), que é o lado sombrio. Diferente da irmã, Line carrega demônios dentro de si, é atormentada por um trauma e foge da vida para encontrar alento no silêncio. São duas iguais, no entanto, nem mesmo a genética foi capaz de equipará-las enquanto vivas.
III. Conclusão
Pontos Fortes
O maior acerto do capítulo é a abordagem delicada de temas pesados a uma escrita mais crua. O bom uso de figuras de linguagem para amortecer o horror de um evento traumático cai como uma luva, pois são simples e muito bem eficazes. Ademais, um dos pontos mais fortes do enredo é a permissão emocional dada ao leitor, visto que a compreensão dos eventos não é descrita no texto, mas sim interpretada.
Nota
Para uma boa experiência, é importante saber que a narração não é linear, ou seja, irá exigir um pouquinho mais de atenção para uma absorção completa. Ainda assim, isso não atrapalha na entrega da mensagem — só deixa a leitura mais íntima.
Veredito Final
"Um capítulo delicado e doloroso, que brinca com a dualidade de maneira excelente ao expor a distinção entre duas iguais."
Leithold Autor(a)
relíquia da blogosfera e swiftie desde o fearless | viciada em inovar e sofrer por found-family em tudo quanto é fandom.


Comentários
Nenhum comentário:
Postar um comentário