CF: Lados Obscuros (Júlia Távita)



Hey, dear!
Então, Smurf me chamou para fazermos uma parceria, onde ela estaria criticando a parte de texto e eu a de design (capa), e vamos ver se isso vai funcionar, huh?
Pois bem, vamos começar!
Hey, desculpe a demora, a culpa é de minha smurf, tomara que você goste da CF.
Lembre-se que tudo aqui é com intenção de ajuda-la e não ofende-la. 



Sinopse: Fios dourados e perfeitamente alinhados, sorriso impecável que lembrava pura malícia e luxúria, olhos cor de mel que transbordavam, o anjo do mal que ele tentava esconder foi descoberto por Lizzie. A aliança banhada à ouro que ele sempre carregava em seu dedo tinha um significado: ele era casado. Ela sabia que era proibido, perigoso e tentador. Ela era como fogo: perigosamente inflamável. Eles se despertam os instintos mais sacanas que há, vivem em um mundo onde o proibido atrai, fascina e pior: os controla. O fato de ser casado era um problema, mas havia outro problema maior... Justin Bieber não era ninguém mais ninguém menos do que seu professor de matemática.

Aparência (Capa e Sinopse)
| Capa - avaliado por Leithold |

 Eu adorei tudo na capa, Clara e Jenny são ótimas designers sozinhas, imagina juntas então? Os efeitos ficaram ótimos, as fontes também, porém uma coisa me deixou "coisada": a capa não demonstra nada do enredo da fanfic.
Não sei se na hora do pedido não foi falado sobre o enredo, mas enfim, em minha opinião se outra pessoa criasse uma fanfic chamada "Lados Obscuros" e tivesse um conhecimento mínimo no photoshop, ela poderia simplesmente roubar a capa, trocar o nome do autor e usar pra ela, independentemente do enredo porque é algo "padrão" - sem detalhes do enredo, somente fotos e nomes dos personagens, depois o nome da fanfic... entende?
Eu gostaria de ver algo que se relacionasse com a fanfic, porque pelo o que eu entendi da sinopse vai ser uma história aluna/professor - sendo que este é casado - então poderia ter elementos que expressassem isso, dando um "spoiler/não spoiler" haha
É somente este detalhe mesmo que me bugou, porque no quesito design está ótima, mas quando você tenta encontrar uma ligação entre a capa e o enredo, ela... não existe.
Nota: 8,0

| Sinopse - avaliado por Smurf |
Hey, gostei bastante da sua sinopse, acho que diz o necessário e o tamanho esta ótimo. Gosto como descreve bem os personagens e não ficou aquela coisa cansativa de "ele... ela..." e diz tudo na medida certa, nem de menos, nem de mais, só o mais importante mesmo. 
Nota: 9,5

Nota Final: 8,7
Ortografia (Erros e Escrita)
Erros - avaliado por Smurf |

Hey, eu encontrei poucos erros, nada gritante e da para ler e entender a fanfic de boa, mas sugiro que de uma pequena revisada. 

Capítulo 2: 
"Um momento meu, onde não precisava me angústia com nada" 
Faltou o "r" e "angustiar" não tem acento. Forma correta: 
Um momento meu, onde não precisava me angustiar com nada"
"mas nada que qualquer quantia de dinheiro escondia meu segredo." 
Opa, tem errinho de concordância aí "dinheiro escondia meu segredo." que isso? Não existe, vamos tomar cuidado. Forma correta: 
"mas nada que qualquer quantia de dinheiro não escondesse meu segredo" 
"... por conta da droga.Levantei..." 
Sempre depois de ponto final tem espaço. Forma correta:
"... por conta da droga. Levantei" 
"era bem mais fácil pra mim" 
Recomendo que use "para" ao invés de "pra". "Pra" é como se fosse um diminutivo de "para", usado informalmente, sendo assim o "correto" (vamos dizer assim...) seria usar "para".  Forma correta:
"era bem mais fácil para mim"
"Apertei o globo ocular do meu olho e massageando as pálpebras..."
Opa, olha errinho de concordância aí de novo. Forma correta:
"Apertei o globo ocular do meu olho e massageei as pálpebras..."

Capítulo 3:
Muitas vezes você coloca a palavra "lhe" onde não é necessária e acaba ficando repetitivo.
Exemplo: "Só queria lhe avisar que estarei viajando por três dias a Inglaterra a serviço"
Você poderia tirar o "lhe" que não iria mudar em nada o sentido da frase.
"a Inglaterra" deveria passar "para a Inglaterra" assim a frase teria mais sentido, ficando assim.
"Só queria avisar que estarei viajando por três dias para a Inglaterra a serviço"
ou poderia usar a crase, ficando assim.
"Só queria avisar que estarei viajando por três dias para à Inglaterra a serviço"

Outro exemplo do "lhe":
"Queria lhe falar uma coisa" você poderia substituir para "te" ficando: 
"Queria te falar uma coisa"

Recomendo também que não use o números em forma arábica (1, 2, 3...), mas sim por extenso.

"Deixe que à seguro". O correto seria sem a crase, ficando: "Deixei que eu te seguro"

Esses são só alguns erros, não coloquei todos para não ficar muito grande, mas como eu disse, são poucos erros e da para entender a fanfic perfeitamente, mas recomendo mandar para alguém revisar. Preste mais atenção com as crases: 

"A crase não ocorre: antes de palavras masculinas; antes de verbos, de pronomes pessoais, de nomes de cidade que não utilizam o artigo feminino, da palavra casa quando tem significado do próprio lar, da palavra terra quando tem sentido de solo e de expressões com palavras repetidas (dia a dia)."

e deixe todo o texto (menos as falas) no passado.

Nota: 7,0 

|Escrita - avaliado por Smurf |
Sua escrita é boa, diria que tem quase tudo na medida certa, a única coisa que sentir falta foi da aparência dos personagens, no prologo você fez isso bem, mas nos outros capítulo vi você descrevendo os personagens super poucos e só alguns deles. Mesmo a principal tendo foto na capa de uma atriz a representando senti falta disso, mas os que você descreveu gostei que não foi tudo de uma vez, em um só paragrafo, foi aos poucos como "me encarava com seus olhos azuis" recomendo continuar descrevendo assim, mas mais vezes e com mais personagens
Falta também descrever um pouco os lugares, recomendo descrever igual os personagens, pouco por pouco, pois assim é mais fácil para o leitor lembrar tudo. 
Nota: 8,0

Nota final: 7,5

Geral (Enredo, desenvolvimento e erros de pesquisas)
| Enredo e Desenvolvimento - Avaliado por Smurf | 
Achei o enredo balanceado, não é tão original, mas também não muito visto. 
É comum achar fanfics que é professor com aluna ou um cara casado com uma menina que não é, mas o seu são os dois juntos e isso diferencia bastante, ao invés de ser apenas um proibido são dois, mas o mais importante em enredos assim é o desenvolvimento do enredo. 
Eu não leio muitas fanfics de professor x aluna, então pedi uma pequena ajuda a uma amiga que lê bastante fanfic, e tudo que ela me falou eu concordei. Sua fanfic é bem diferente das fanfics de professores e alunas, geralmente essas fanfics se baseiam só em escola e sexo e a sua é BEM diferente e se destaca muito nesse aspecto, tem uma historia separada entende? Não é tudo em torno do professor, e tenho que dizer que se destacou também sobre a relação dos dois não é tipo "professor novo que todas amam, mas ele olha para a nerd" ou "professor novo que todas querem e ela da em cima dele". Acho que sua fanfic sai do óbvio da historia entre professor e alunas e isso é muito bom, se alguém quiser uma fanfic com enredo assim eu com certeza vou indicar a sua, parabéns.
Outra coisa também é que ela não é "rápida" sabe? É tudo na hora certa e isso se destaca bastante das outras.
Nota: 9,5.


|Erros de pesquisas - avaliado por Smurf |
Não vi nada errado na sua fic, na verdade muito pelo contrario, amei como você colocou todos os efeitos da maconha e descreveu tão bem, isso é uma coisa que geralmente vejo muitas fanfics esquecendo. 
Nota: 10.

Nota Final: 9,7


NOTA FINAL: 8,6






2 comentários. Comente também!

  1. Admito que já tinha esquecido desse pedido, mas como vivo no WD eu vi kkkkkkkkk bom, eu tenho certos problemas com descrição, pelo fato de achar muito difícil, entende? Mas muito obrigada me ajudou muito ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas kkk também não descrevo muito as coisas kkkk. Tomara que tenha gostado da CF e desculpe novamente pela demora kkk.
      Boa sorte com a fic (;

      Excluir

Tecnologia do Blogger.