CF: Boundless (Candie Whiteley)


Annyeong... Tudo joia? Aí está sua crítica! Espero que goste e que não se ofenda com qualquer coisa dita, mas sim que evolua. Caso não tenha gostado, pode refazer o pedido. Comente dizendo o que achou. Seu comentário, além de me servir como motivação, ajuda a sempre melhorar meu trabalho. Eu avalio em três quesitos: aparência (capa e sinopse), ortografia (gramática) e faço uma crítica geral (analisando a história como um todo). Cada quesito é avaliado de 0 a 10 e a nota final é uma média dos três quesitos. Sem mais, aí está sua CF. Espero que goste! Vlw, flw... o/

(Clique na imagem para abrir a fanfic)

Aparência

Nota: 9,0.

Sua capa ficou perfeita! O lance do preto e branco somado ao gif, além do aspecto de mesa de chefe (no caso, chefe da agência de modelos), dá o ar e forma a atmosfera perfeita para o leitor ter noção dos aspectos de sua história. Todo o lado sombrio da trama e todas as negociatas por trás do glamour do mundo da moda. Ficou bem peculiar, bem chamativo e bem atraente. Parabéns! Eu realmente amei muito!
Entretanto, sua sinopse lhe descontou pontos. Primeiramente porque eu achei grande demais. Dez linhas? Eu já acho grande uma com oito, imagine com dez! É sério. A sinopse está grande demais. Vale a pena você dar uma revisada e cortar alguns trechos, especialmente os que revelam muito sobre o enredo ou algumas partes confusas. Uma revisão nesse ponto cairia bem. Caso tenha dificuldades, pode pedir em blogs como esse. Certamente farão uma sinopse bem bacana para você. Além do mais, sua sinopse está bacana, bem envolvente e misteriosa; intrigante, intensa, mas está um pouco enrolada. Procure ser um pouco mais direta.

Ortografia

Nota: 8,0.

Sua ortografia não é muito ruim. Ela é agradável aos olhos de quem lê e boa parte dos desvios não são facilmente notados, apenas pelos olhos mais criteriosos. No entanto, eles estão lá. São desvios leves, mas recorrentes: pontuação inadequada, falta de acento em algumas palavras, grafia errônea de outras, e por aí vai. De todo modo, ainda é agradável ler a fanfic.
Um pecado que você comete e talvez não perceba é a pontuação no uso do travessão. Depois de bastante pesquisar, estudar bastante, posso te fazer um esquema:
Se a interrupção do narrador for indicar a ação da fala (disse, falou, respondeu, retrucou, e etc.), não precisa usar ponto final na fala e pode iniciar a interrupção por letra minúscula, mas coloque ponto ao final da interrupção e retome a fala com letra maiúscula;
Se a interrupção do narrador for indicar uma ação após a fala (“fez isso”, “fez aquilo”), use ponto final na fala e inicie a interrupção por letra maiúscula, e coloque ponto ao final da interrupção e retome a fala com letra maiúscula;
No mais, é só isso. De resto, basta passar por uma betagem (correção da ortografia) criteriosa ou uma revisão minuciosa para verificar os erros. Além disso, gostaria de frisar numa coisa: a organização dos parágrafos. No prólogo, você até que se sai bem no alinhamento dos parágrafos, mas a partir do primeiro capítulo a coisa complica, pois você não faz mais o espaçamento necessário nos parágrafos. Isso melhora a partir do segundo capítulo, mas as falhas ainda aparecem no decorrer da narrativa. Recomendo que fique atenta quanto a isso.

Crítica Geral

Nota: 9,0.

A história é fantástica. Bem envolvente e instigante. Em certo momento, você disse nas notas que a leitura estava chatinha. A personagem ficou um pouco, mas a leitura em si não. Eu realmente gostei bastante do que vi. Os aspectos de cada personagem são fascinantes, bem realísticos. Você consegue passar para o leitor como se aquilo realmente tivesse acontecido ou como se aquilo acontecesse. Não posso dizer com muita certeza porque não sou alguém que entende de tudo do mundo da moda. Mas de qualquer modo, sua história é muito boa mesmo. Parabéns! Você só não ganhou um dez porque a história lembra um pouco algumas tramas que já vi e li, tais como Cinquenta Tons de Cinza, a telenovela Verdades Secretas, e por aí vai. Eu sei que você disse nas observações que não tem nada a ver com CTdC, mas é inevitável a comparação, pois se trata de alguém que está numa posição superior e obtém "vantagens" com isso. Entretanto a história faz jus à nota que ganhou, porque realmente é uma história fantástica. Parabéns!

Nota final: 8,6.


Um comentário. Comente também!

  1. Oi, Amor tudo bem ? Muito obrigada pela cf, eu amei ela de verdade. Sobre a sinopse eu não vou trocar porque muita gente já elogiou ela porem concordo um pouco com você, agora queria me você me explicasse o que a minha fic tem haver com Verdades Secretas, porque eu nem se quer vejo e não consigo encontrar uma unica semelhança entre elas e também sobre 50 Tons de Cinza. Aguardo sua resposta e mais uma vez obrigada

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.