CF: My Bigger Mistake (Clenery Aingremont)


Hey... o/ Tudo irriba? kkkkkkk Enfim, aí está sua CF! Espero que tenha gostado e que não se ofenda com qualquer coisa dita, mas sim que você evolua! Caso contrário, refaça o pedido! Gostei muito de fazê-la, afinal de contas, sou Potterhead! hu3 Boa sorte com sua fic! Vlw, flw... o/

Obs.: avalio cada categoria de 0 a 10 e a nota final é uma média entre as três notas; até hoje, não recebi reclamações quanto a isso, então, não vejo razão para mudar.

Clique na imagem para acessar a fanfic

Aparência

Nota: 8,0.


A aparência da sua fic está agradável. Não é aquela perfeição, mas não deixa nada a desejar, pelo contrário, satisfaz bem e chega a agradar bons leitores. A capa ficou ótima e a sinopse, bem caprichada. A foto da moça foi bem escolhida, pois a mesma passa o ar sensual e demonstra a personalidade forte que ela tem na história; a foto do rapaz foi bem escolhida, pois revela o aspecto galanteador e misterioso que ele tem na história.
No entanto, creio que a escolha dos atores não foi um ponto forte ou algo certeiro, pois eles aparentam ser bem mais velhos do que os personagens realmente são. Seria interessante que você escolhesse atores mais jovens. O design título não me agradou muito: parecia meio estranho aos meus olhos. Nada contra esse estilo (parte do nome em letra cursiva e outra parte em letra de forma), mas não achei que tenha ficado adequado à fic. O aspecto simples da capa é bem agradável, mas não há muita harmonia com a história ou a sinopse.
Falando na sinopse... Ela é direta, algo que pode ser preocupante em alguns casos, mas você conseguiu deixa-la envolvente e instigante. Outro ponto que sua sinopse se saiu bem foi o fato de não conter spoilers, mas gostaria de ressalvar que ela revela bastantes fatos fundamentais para a compreensão da história, mas nada com o que se preocupar.

Ortografia

Nota: 9,0.


Sua ortografia é ótima, excelente! Parabéns! Há alguns erros, mas são bem poucos e bem corriqueiros, os julgo até como banais, coisa de falta de atenção mesmo (coisa que até os melhores escritores podem cometer), mas, de resto, sua ortografia é excelente, exceto por alguns pontos que vou ressaltar. O primeiro deles é a pontuação: há alguns sinais de pontuação que senti falta na escrita.
A falta de tal elemento pode acarretar num entendimento errôneo do verdadeiro sentido da frase. Recomendo que pesquise mais sobre isso, tire dúvidas com gramáticos (seu professor de gramática está apto a isso) e tudo mais...
Outro ponto que gostaria de ressaltar é o uso do travessão: você o usa de forma adequada em boa parte das situações, mas em outras nem tanto. Se quiser, acesse http://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono34.php, http://fanfiction.com.br/aula/27/Caminho_do_Ninja_Amador_missao_02_Meta_05_pontuacao_V_travessao, http://aprendendoaescrever.aarca.com/2010/03/29/travessao-de-dialogos/ ou http://www.linguabrasil.com.br/nao-tropece-detail.php?id=74 para mais detalhes e algumas dicas do uso dessa pontuação. Ainda quero ressaltar outro ponto que, pessoalmente, não sou muito adepto: uso desnecessário de palavras em língua estrangeira. Tudo bem que na nossa língua há diversos estrangeirismos, mas alguns nem existem na gramática. Você colocou “History of Magic” onde ficaria melhor um “História da Magia”. Há outros casos assim, mas creio que isso é um tanto pessoal, então... Mas eu preferiria colocar os nomes das matérias na língua que escrevi todo o texto. Acredite: palavras aleatórias em língua diferente do resto do texto podem desanimar leitores.
No entanto, creio que não notei qualquer outro erro ou algo assim, apenas estes, afinal, como disse, sua gramática é ótima. Quanto aos erros, nada que uma revisão mais aguçada ou uma betagem não resolva.

Crítica Geral

Nota: 9,5.


Sua história é fantástica, empolgante e envolvente. Confesso que fiquei apaixonado por ela! Parabéns, pois fizeste uma narrativa incrível. O enredo é simples, mas a trama foi bem arquitetada, o que foi essencial para fazê-la dela uma boa história. O romance entre Marlene e Sirius foi bem arquitetado, assim como a relação de Lily e James ficou encantadora e, aparentemente, foi preservada da história original. Você não demonstra ter tido dificuldades para se basear no enredo original (acredite, isso é um erro cometido por muitos), o que fez sua história se tornar muito boa. Parabéns! Não há muito que dizer, pois a história é uma one shot, mas, no geral, foi essa impressão que tive ao ler tua narrativa.

Nota final: 8,8


2 comentários. Comente também!

  1. Entendo o seu ponto, mas, assim como nomes de personagens, eu não gosto de escrever alguns nomes traduzidos. Por exemplo: a penseira de Dumbledore, eu escrevo "pensieve", que é o nome original.
    Obrigada pela crítica :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem... ;) Entendo sua opinião... Espero que não me leve a mal, mas eu prefiro traduzido. Contudo, esqueci de falar: esse detalhe não influenciou na nota, mas eu o citei como uma dica, algo assim... De qualquer modo, essa parte não teve qualquer influência na nota. ;)

      Excluir

Tecnologia do Blogger.