CF: Eternal Love (amandarodriguez)

Anyeong~! Hey... Tudo joia? Bom, aí está sua crítica! Espero que tenha gostado e que não se ofenda com qualquer coisa dita, mas sim que você evolua! Caso contrário, refaça o pedido! Adorei fazê-la! Boa sorte com sua fic! Até... o/

Obs.: avalio cada categoria de 0 a 10 e a nota final é uma média entre as três notas; até hoje, não recebi reclamações quanto a isso, então, não vejo razão para mudar.

Clique na imagem para ler a fanfic,

Aparência

Nota: 8,0.


Alguns podem dizer que falta isso ou aquilo em sua capa e que ela está muito simples, mas eu digo que sua capa está perfeita. Sim, está! Ela condiz bem com a história e os elementos presentes nela concatenam bem com o que você expõe na narrativa, uma vez que eles são apresentados de forma simples e com certo requinte. Nem sempre o design que se aplica milhares de elementos ou técnicas fica sendo o melhor pra fic, pois se deve analisar a história pra saber como proceder na capa e fazê-la bem caprichada.
Já sua sinopse foi o que fez sua nota cair bastante: ela ficou confusa e os erros gramaticais presentes nela prejudicaram seu entendimento. Fora isso, ela não envolve bem o leitor e não o fisga bem para a leitura. No entanto, é imprescindível ressaltar que nela não se nota spoilers ou revelações importantes sobre o enredo. Apesar de ser algo básico numa sinopse, muita gente comete esse erro, mas você não o cometeu. Parabéns! No geral, a capa está muito boa, mas precisa melhorar muito na sinopse. Dica: pode pedir uma sinopse aqui no blog, se preferir.

Ortografia

Nota: 5,0.

Em diversos momentos notei erros de gramática e a recorrência dos mesmos. Já nas primeiras palavras pude notar tais erros graves. Falta de crase em “a procura” e “o mundo a minha volta”, por exemplo. Espaçamentos desnecessários em “Agarrei - o” e “Levantei - me”. Além desses, nota-se a falta de alguns acentos em algumas palavras. Isso, sem falar no comum e recorrente erro entre ficwriters: o uso do travessão (—).
Em “ - Você consegue - repeti para mim mesma - Eles vão gostar de você!”, no lugar dos hífens (-) deveria haver um travessão, traço maior como o mostrado acima. Esse, além de um erro recorrente na sua fic, é comum ver isso em outras fics. Além disso, em alguns momentos, você inicia a intervenção do narrador com letra maiúscula, o que não é recomendado (pra não dizer incorreto). Recomendo, pois, que revise mais sua fic e/ou que peça betagem (aqui no blog ou no próprio Spirit) para melhorar a escrita de sua fic. Acredite: má escrita afasta números expressivos de leitores.

Crítica Geral

Nota: 7,0.

Sua fic é boa? Sim, é! É envolvente? Sim! No entanto, vejo que falta um bocado pra ser, ao menos, muito boa. O lance de uma mulher dividida por dois homens ou indecisa por não saber qual escolhe para si já caiu no clichê e existem várias histórias assim. Na literatura brasileira mesmo há uma história que fala disso, o título da obra é “Dona Flor e Seus Dois Maridos”. O título é simples, mas a história é fantástica, tão tal que já parou até nas telas de TV e cinema por aí. Enfim... Voltando à sua fic... Para ter ganhado uma nota maior na avaliação, ela deveria ter em sua composição mais alguma coisa (que só você pode decidir) para deixar a história uma narrativa incrível e tendendo a excelência. Não faltam muito, apenas alguns detalhes e mais amarras na trama para deixar a história algo impactante e emblemático. Mas, se sua intenção era fazer algo mais “água com açúcar”, você conseguiu. Boa parte das histórias nesse estilo são boas e apaixonantes, e sua história se encaixa nisso.


Nota final: 6,5.


Um comentário. Comente também!

  1. Obrigada pela critica, me ajudara bastante daqui pra frente, eu irei modificar a fanfic para que fuja do clichê e melhorarei minha escrita, e já pedi para betarem aqui. Também pedi a sinopse, obrigada pela critica.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.