CF: The Christmas Magic (Nina Lima)

Anyeong~! Hey... Tudo joia? Bom, aí está sua crítica! Espero que tenha gostado e que não se ofenda com qualquer coisa dita, mas sim que você evolua! Caso contrário, refaça o pedido! Adorei fazê-la! Boa sorte com sua fic! Até... o/

Obs.: avalio cada categoria de 0 a 10 e a nota final é uma média entre as três notas; até hoje, não recebi reclamações quanto a isso, então, não vejo razão para mudar.

Clique na imagem para ler a fic

Aparência

Nota: 10,0.

Com tamanha perfeição e harmonia evidenciadas na capa e na sinopse, fica difícil detalhar bem a análise! No entanto, vamos tentar... A capa está linda, perfeita e ela passa ao leitor os devidos aspectos da fic, somente os essenciais para que o mesmo já tenha uma breve noção do que vai ler a seguir. Ela harmoniza bem com a sinopse, cuja demonstra bons traços de ter sido bem elaborada e bem construída. Na capa, você usou as cores certas: além de remeterem ao natal, o aspecto levemente obscuro dá ao leitor as impressões do quanto obscura e misteriosa será a fic. A conjunção das duas (sinopse e capa) estabelece um importante laço de harmonia, o que nem sempre se vê em fics por aí. Parabéns! Isso é o um mérito dado a poucos. De qualquer modo, não tenho do que reclamar, pois está tudo lindo. Apenas quem não gostar mesmo da categoria não leria sua fic.

Ortografia

Nota: 8,5.

Seu português não é ruim, pelo contrário, é bem bacana e os erros são pouco comuns ao longo da narrativa. No entanto, eles estão ali: desde erros simples até equívocos assustadores. Vejamos... “Vascu-lho” não possui hífen. “morará” estaria correto se fosse relativo ao futuro do verbo “morar”, no entanto, no seu texto, o correto a ser empregado é “morara”, sem acento. Além disso, há crases que se fazem desnecessárias, acentos que faltam em algumas palavras e o mais comum erro dentre diversos escritores de fic: o uso do travessão. Na grande maioria das vezes em que ele se faz necessário, você o coloca, mas não sempre. Muitas vezes aparece uma meia risca. Isso sem falar na errônea prática de iniciar a intervenção do narrador com letra maiúscula (o que não é necessário). Além disso, não precisa também colocar ponto final (.) no final da fala, logo que ela é sucedida de um travessão. Recomendo que fique atenta a isso nas próximas vezes e peça betagem ou faça revisões mais apuradas e minuciosas. De resto, está tudo bem.

Crítica Geral

Nota: 7,0.

A história é apaixonante? Sim. Envolvente? Sim. Fascinante? Sim. Mas... No entanto... Parece bastante com a história em que você se baseou (A Bela e a Fera). Tome cuidado quanto a isso. De resto, sua trama foi bem feita e bem desenvolvida. A forma como apresentas os personagens é incrível, além de suas personalidades. Realmente um conto de fadas do mundo moderno. Li nas notas que a fic era pra um concurso de algum site... Bom, não sei se ganhou algum prêmio, mas certamente você merece algum. Talvez, não o prêmio máximo, mas, certamente, algum do tipo “honra ao mérito”. Realmente, não minto, sua fic é ótima! Parabéns, pois fizeste uma trama bem desenvolvida, no entanto, outro ponto que quis ressaltar é o motivo da morte da Madalena. Achei muito... Meio que do nada, sabe? Se não for isso, Madalena realmente tem alguma espécie de má sorte ou azar mesmo. Coitada! – risos – Enfim, no geral, sua fic está ótima, mas fique atenta às muitas semelhanças com a história original, pois isso pode gerar problemas. De qualquer modo, parabéns pela fic. Ela é ótima!


Nota Final: 8,5.


Um comentário. Comente também!

  1. Me surpreendi ao ler, caraca.
    Eu jurava que iria tirar nota baixa, tipo a de matemática, e tirei isso, socorro.
    Eu ameeeei a crítica, sério!
    E eu tenho uns planos de transformar a One Shot em fanfic, mais elaborado e sem esses erros tolos.
    Obrigada, de verdade.
    E eu não ganhei o concurso, acabei ficando em quarto lugar.
    Bjus,
    Nina

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.