CF: The Chauffeur (Larissa Souza Aversa)



Hey amore, primeiro de tudo quero dizer que tudo que eu falar aqui não é para lhe ofender nem nada, ok? Estou aqui para fazer uma crítica construtiva, para ajudar você. Fique a vontade, caso não se sinta satisfeita.

Aparência (capa + sinopse):

CAPA:
Eu gostei muito das fotos que foram utilizadas, elas foram bem colocadas, estão numa mesclagem muito boa e não vejo erros nenhum. Também achei que o efeito combinou muito e deixou um ar meio misterioso, é como se sua fic não quisesse chamar atenção, mas a capa foi bem feita e isso já chama atenção. A textura utilizada em nenhum momento desagradou o DS ou deixou algo inconfortável, está na medida certa e quase não dá para perceber. Os créditos da pessoa que fez ficou bem localizado, num tamanho bom e numa fonte legível, não vi erros nenhum nisso. 
Agora, o que me incomodou foi o tamanho da fonte do título, ele era para estar maior. A cor está tudo ok, a fonte que foi utilizada também entrou em sintonia com o DS, mas só o tamanho que ficou a desejar. Se fosse um pouco maior, chamaria mais de atenção, e isso é o que o título tem que fazer: chamar atenção.
Nota: 1,7 de 2,0

SINOPSE:
Não vi erros ortográficos na sua sinopse. A pontuação foi muito bem colocada e eu lhe parabenizo por isso.
Bom, a sua sinopse é bem simples e tende dar uma introdução a história, você não abusou de coisas chamativas como palavras difíceis ou mais detalhamento que muitas vezes não serve para nada, você soube ser simples e chamativa. Apenar da simplicidade da sua sinopse, ela chama atenção. Em nenhum momento você disse tudo que irá acontecer na fic, não falou como pode ser esse final e deixou uma dúvida na cabeça do leitor "o que será que ela vai fazer? Como ela vai reagir?" 
Assim que eu li a sua sinopse, já pude sentir uma vontade de ler sua fic para saber o que irá acontecer no final, como também descobrir como foi que ela parou lá e o que seria esse "tudo" que ela perdeu. 
Não tenho reclamações a fazer sobre sua sinopse.
Nota: 2,0 de 2,0.

Ortografia:
"As vezes era bom ser paparicada por sua mãe e ter sempre tudo!, já outras virara tormento..." 
Você não pode misturar as duas pontuações como fez com o "!" e a "," e logo apos o uso do "!" deve iniciar-se com letra maiúscula.
Minha sugestão é que coloque um ponto final e refaça a frase para ficar mais agradável, por exemplo:
"As vezes era bom ser paparicada por sua mãe e sempre ter tudo. Já outras, virara tormento..."
Acredito que dessa maneira ia ficar bem mais legal, mas a escolha é sua, isso é apenas uma sugestão. 
O correto é: "As vezes era bom ser paparicada por sua mão e ter sempre tudo! Já outras, virava tormento..."

"Logo ela foi em passos lentos pro banheiro..."
Esse "pro" não existe.
O correto é: Logo ela foi, em passos lentos, ao banheiro.

"Logo, a menina desceu a escadaria de sua enorme casa correndo..."
Esse correndo nessa posição da frase, ficou com um duplo sentido.
O correto é: "Logo, a menina desceu correndo a escadaria de sua enorme casa..."

"- Bom dia, querida. - Disse a mãe e logo voltou ao seu tablet."
3 erros nesse trecho. Primeiro, início de fala deve-se começar com o travessão. Segundo, quando indicar uma ação deve-se usar o "". Terceiro, inicio de ação sempre começa com letra minúscula.
O correto é: "— Bom dia, querida. – disse a mãe, e logo voltou ao seu tablet."

"Acontecerá cerca das onze"
esse "cerca" que você quis se referir é como "aproximadamente", então ele tem o artigo "a" antes.
O correto é: "Acontecerá a cerca das onze."

"As onze horas Clara, estava em êxtase!"
Primeiro, deve se usar crase quando se trata de horas. E a vírgula não pode separar o sujeito e a frase.
OBS: Minha sugestão é que use ponto final no lugar da "!"
O correto é: Às onze horas, Clara estava em êxtase."

Todos esses erros, foram localizados logo no prólogo. Então peço para que tenha cuidado com a escrita, aconselho que procure uma beta e sempre mantenha sua fic betada.
Os erros são coisas bobas, mas é em quantidade e isso é muito ruim para o leitor. 
Nota: 2,0 de 4,0. 

Enredo:
A história tem algo interessante, como eu tinha dito desde a sinopse. A construção dos personagens ficou em um nível bom. Por tudo que li, concluí que seu único problema é descrever as coisas e os sentimentos dos personagens. Você faz uma visão muito ampla e resumida, isso não permite o leitor se envolver de vez com os personagens. 
Como sua narração é em terceira pessoa, isso é realmente bem complicado. Por isso seria interessante que as vezes você fizesse em primeira pessoa, para que o leitor saiba exatamente o que os personagens sentem e o que eles pensam sobre isso, em terceira pessoa dá para fazer isso, mas é mais complicado. 
Tente usar mais a descrição dos locais, dos gestos e tudo que você conseguir. É difícil, eu sei. Por isso você deve manter-se sempre atualizada e procurar sempre ler livros/fics que irão te ajudar bastante nesse aspecto.
Nota: 1,0 de 2,0

Crítica Final:
Na aparência, meu conselho é que se pudesse aumentasse a fonte, a capa está linda, mas só o tamanho do título que incomodou um pouco. Não tenho outras reclamações a fazer, nem mesmo sobre a sinopse, está tudo ok. 
Na ortografia, seria bom se você sempre mandasse seus capítulos para betagem antes de postar, você comete erros bobos como:
- Falta de pontuação.
- Exagero no uso da exclamação (tente trocar isso por pontos finais, geralmente a exclamação é usada em falas e quando quer chamar atenção, por exemplo: num grito). 
- Falta de travessão
- Inicio de ação com letra maiúscula.
São erros bem bobos, mas você os comete demais. Então tome cuidado com isso. 
No enredo, minha única preocupação realmente é a parte da descrição dos sentimentos/pensamentos dos personagens, isso é muito importante e por isso tirei 1 ponto, procure envolver seus personagens com seus leitores, isso deixará sua fic bem mais chamativa e gostosa de ler. 
Nota final: 6,7


Nenhum comentário. Seja o primeiro!

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.